quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os 5 passos do planejamento de uma empresa vencedora

Fazer com que um empreendimento tenha sucesso é uma tarefa difícil. O crescimento de uma empresa depende de muitos fatores – organização, estratégia, mercado etc. Por isso, fazer um bom planejamento é essencial.
Um bom planejamento vai guiar o crescimento da sua empresa e fazer com que ela tenha sucesso, além de facilitar as tomadas de decisão e ajudar a compreender as perspectivas do mercado de trabalho.

A importância do planejamento estratégico

Planejamento é o nome dado ao processo que consiste em um conjunto de ações integradascoordenadasdinâmicas, que têm como objetivo alcançar uma meta no futuro. Essas ações devem ser devidamente identificadas para que possam ser executadas de maneira adequada.
Ou seja, planejamento é quando definimos ações específicas que podem nos ajudar a alcançar um objetivo.
Para que um planejamento estratégico seja efetivo, é necessário considerar muitos aspectos. Por exemplo, cada ação deve ter um prazo – até quando pode ser feito? –, um método – como deve ser feito? –, um custo– o quanto deve ser investido? E, quando bem realizado, esse planejamento traz benefícios muito claros para a empresa.
Um plano bem feito e executado permite o controle apropriado dos negócios da empresa. Os gestores compreendem o que deve ser feito – e como, quando, etc. – e podem observar, analisar e dar as coordenadas necessárias para os colaboradores. Esse controle garante resultados mais satisfatórios e uma produtividade maior.
Além disso, um bom planejamento possibilita uma prevenção de possíveis problemas e conflitos futuros. Do mesmo modo, também traz mais certeza e assertividade na hora de tomar decisões.

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para um bom planejamento para sua empresa é definir os objetivos. Qual é o propósito de sua empresa? Como você pode definir a missão, a visão e os valores dessa nova instituição? Onde você quer que sua empresa chegue? E quais são as ferramentas de que você precisa para chegar lá?

2. Faça um diagnóstico do mercado

Conhecer o mercado é essencial para criar uma empresa de sucesso. Descubra qual é sua concorrência, quais são as perspectivas futuras, o que há de novo nesse setor. Pense nisso como um diagnóstico externo e considere as demandas, interesses e políticas que devem ser mapeadas e consideradas.

3. Tenha um plano de ação

Parte essencial de um planejamento, o plano de ação consiste em decidir quais serão as tarefas a serem executadas até que sua empresa esteja pronta. Procurar fornecedores, escolher uma boa localização, contratar funcionários – o que for necessário para que sua empresa funcione por completo.

4. Descubra seus pontos fortes e fracos

Esse passo funciona como um diagnóstico interno: descubra o que você tem de vantagem em cima de seus concorrentes e quais são os pontos que ainda precisam de melhorias. Isso pode estar relacionado a contatos, estrutura, suporte, divulgação e qualquer outro aspecto de sua administração.

5. Acompanhe cada passo

Um bom planejamento não será de fato efetivo sem um acompanhamento para ver qual caminho sua empresa está percorrendo. Defina padrões para saber o quanto sua empresa está crescendo e faça ajustes quanto for necessário.
Seguindo esses passos, você pode criar uma empresa bem estabelecida e ter uma grande chance de sucesso no mercado de trabalho!

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