quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os 5 passos do planejamento de uma empresa vencedora

Fazer com que um empreendimento tenha sucesso é uma tarefa difícil. O crescimento de uma empresa depende de muitos fatores – organização, estratégia, mercado etc. Por isso, fazer um bom planejamento é essencial.
Um bom planejamento vai guiar o crescimento da sua empresa e fazer com que ela tenha sucesso, além de facilitar as tomadas de decisão e ajudar a compreender as perspectivas do mercado de trabalho.

A importância do planejamento estratégico

Planejamento é o nome dado ao processo que consiste em um conjunto de ações integradascoordenadasdinâmicas, que têm como objetivo alcançar uma meta no futuro. Essas ações devem ser devidamente identificadas para que possam ser executadas de maneira adequada.
Ou seja, planejamento é quando definimos ações específicas que podem nos ajudar a alcançar um objetivo.
Para que um planejamento estratégico seja efetivo, é necessário considerar muitos aspectos. Por exemplo, cada ação deve ter um prazo – até quando pode ser feito? –, um método – como deve ser feito? –, um custo– o quanto deve ser investido? E, quando bem realizado, esse planejamento traz benefícios muito claros para a empresa.
Um plano bem feito e executado permite o controle apropriado dos negócios da empresa. Os gestores compreendem o que deve ser feito – e como, quando, etc. – e podem observar, analisar e dar as coordenadas necessárias para os colaboradores. Esse controle garante resultados mais satisfatórios e uma produtividade maior.
Além disso, um bom planejamento possibilita uma prevenção de possíveis problemas e conflitos futuros. Do mesmo modo, também traz mais certeza e assertividade na hora de tomar decisões.

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para um bom planejamento para sua empresa é definir os objetivos. Qual é o propósito de sua empresa? Como você pode definir a missão, a visão e os valores dessa nova instituição? Onde você quer que sua empresa chegue? E quais são as ferramentas de que você precisa para chegar lá?

2. Faça um diagnóstico do mercado

Conhecer o mercado é essencial para criar uma empresa de sucesso. Descubra qual é sua concorrência, quais são as perspectivas futuras, o que há de novo nesse setor. Pense nisso como um diagnóstico externo e considere as demandas, interesses e políticas que devem ser mapeadas e consideradas.

3. Tenha um plano de ação

Parte essencial de um planejamento, o plano de ação consiste em decidir quais serão as tarefas a serem executadas até que sua empresa esteja pronta. Procurar fornecedores, escolher uma boa localização, contratar funcionários – o que for necessário para que sua empresa funcione por completo.

4. Descubra seus pontos fortes e fracos

Esse passo funciona como um diagnóstico interno: descubra o que você tem de vantagem em cima de seus concorrentes e quais são os pontos que ainda precisam de melhorias. Isso pode estar relacionado a contatos, estrutura, suporte, divulgação e qualquer outro aspecto de sua administração.

5. Acompanhe cada passo

Um bom planejamento não será de fato efetivo sem um acompanhamento para ver qual caminho sua empresa está percorrendo. Defina padrões para saber o quanto sua empresa está crescendo e faça ajustes quanto for necessário.
Seguindo esses passos, você pode criar uma empresa bem estabelecida e ter uma grande chance de sucesso no mercado de trabalho!

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Oque é plano de contas?


No artigo de hoje vamos explicar sobre contabilidade nas empresas, com o plano de contas

Toda movimentação financeira que sua empresa faz, em dinheiro, cheque ou transferência eletrônica. Todas essas operações são registradas nas contas desta empresa. Para organizar estas contas dentro do Balanço da empresa na maioria das vezes são utilizadas agrupadores de operações. Por exemplo, se você faz uma operação do Banco do Brasil, todas as operações são cadastradas no agrupador do Banco do Brasil, dividindo todas as operações dentro de contas no seu balanço.

O plano de contas consiste na relação dessas contas que a empresa tem dentro do balanço. Imagine a seguinte situação dentro do balanço da sua empresa: se no ativo temos uma conta pra cada um dos imobilizados, contas bancárias, conta de clientes, conta de estoque e etc . O plano de contas permite que eu organize a forma através da qual eu verei os resultados da minha empresa.

Nestas circunstâncias, o objetivo do plano de contas consiste em ampliar o nivel de detalhamento das contas bancárias até um nivel que seja útil para o gestor da empresa.

Exemplo plano de contas por Centro de Custo

 Este plano de contas é muito útil quando a empresa tem mais de um tipo de serviço ou de produtos, dessa maneira você poderá analisar seus resultados ao longo do ano de forma individual.

Por exemplo em uma loja de sapatos, você poderá analisar separadamente os resultados dos calçados masculinos e dos calçados femininos.