quinta-feira, 8 de março de 2018

Controle financeiro


Benefícios do controle financeiro online para sua empresa

controle financeiro online é a forma mais prática e ao mesmo tempo segura de gerenciar as finanças da empresa. Graças aos avanços em cloud computing, o armazenamento em nuvem, é possível ter o negócio nas mãos por meio da internet, esteja você onde estiver..
O tempo das planilhas está ficando para trás. E se você quer acompanhar a evolução nos meios de administrar, não pode deixar de conhecer as vantagens de monitorar o setor financeiro remotamente. Prossiga na leitura, pois vamos explicar como fazer isso. 
Os desafios da gestão financeira
Quem administra uma empresa sabe que a parte financeira é a que mais consome tempo para ser gerenciada. São diversas frentes de atuação, como o acompanhamento do fluxo de caixa, a gestão de recebíveis e os enfadonhos processos de conciliação e negociação com bancos.
A propósito, em relação aos bancos, toda empresa que usa a tecnologia no que diz respeito a lançamentos e contas sai na frente. Não se pode relaxar quando está em jogo a saúde financeira de um negócio.
Instituições financeiras cobram taxas e juros sobre atrasos em empréstimos. E em se tratando de dinheiro que movimenta atividades produtivas, o impacto dos pagamentos atrasados é muito maior.
Em meio ao constante movimento de dinheiro, seria muito fácil se perder, caso o controle fosse feito apenas manualmente e com planilhas. Esta é mais uma vantagem que um sistema de gestão proporciona: a integração dos recursos movimentados pela empresa, possibilitando a sua identificação sem sustos.
As razões para aderir aos recursos tecnológicos
Existem ainda muitos outros pontos que merecem a atenção quando se trata de controle financeiro online. Essa breve exposição de alguns deles serve apenas para dimensionarmos o tamanho do problema que seria caso não tivéssemos o apoio da tecnologia.
No passado, a escrituração e todos os registros contábeis das empresas eram feitos em papel, e ninguém parecia se preocupar com isso. Tempos passados, tecnologias passadas.
Hoje, com a evolução da própria contabilidade, que é muito mais que um simples setor de registro de impostos, as empresas que abrem mão da tecnologia para auxiliar no controle das finanças estão fadadas ao fracasso.
Além da tecnologia induzir à melhoria dos métodos de controle, ela é desenvolvida essencialmente para facilitar processos antes trabalhosos demais. Um sistema de controle financeiro online permite algo impensável há poucos anos, que é o monitoramento das contas de uma empresa à distância.
Quem já estava no mercado na época em que tecnologia era sinônimo de aparelho de fax, deve lembrar de como era, por exemplo, quando o responsável pelas finanças não estava ou saía de férias. Muita confusão, falta de informação e pânico para acessar alguma planilha controlada exclusivamente por um profissional.
Felizmente, o armazenamento em nuvem chegou para poupar os profissionais de transtornos. Também é a solução para a outrora permanente necessidade por espaço físico para guardar a infinita papelada.
Se antes as empresas eram obrigadas a manter registros trabalhistas e fiscais estocados em papel, hoje esses arquivos são em formato eletrônico e salvos em servidores. Muito mais prático e seguro, não concorda?
A questão das notas fiscais
A gestão de notas fiscais é um dos pontos mais sensíveis das finanças. Afinal, é nelas que está registrada toda a movimentação financeira de um negócio.
Se uma empresa vende, ela emite nota fiscal. Se ela compra, uma nota é emitida contra ela. Além da importância para o registro do faturamento, as notas são também elos que ligam a empresa ao Fisco.
Todo dono de negócio sabe que notas fiscais emitidas com erros são uma fonte de dor de cabeça e de multas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário